Afinal, qual a diferença entre estes dois tipos de equipamentos? Qual dos dois seria mais eficiente no meu ambiente? Conheça a característica de cada um aqui.
Climatizadores Evaporativos
Como funciona: o ar do ambiente é captado por um ventilador e forçado a passar através de um filtro encartonado tipo colmeia, que é umidificado constantemente. Ao passar pelo filtro umidificado, as moléculas do ar de maior energia (ou seja, mais quentes) são evaporadas, fazendo com que a sensação térmica caia. Ao ser devolvido ao ambiente, esse ar produz a sensação de conforto térmico, pois perdeu calor e teve a sua umidade relativa e velocidade aumentadas.
Climatizadores Aspersivos
Como funciona: O conjunto de ventilador mais climatizador asperge micropartículas de água no ambiente.
Com a velocidade do vento, as micropartículas de água vão se atritando com as moléculas de maior energia do ar, provocando a evaporação do calor e causando a sensação de resfriamento do ambiente.
Para ambos os processos de climatização, evaporativo ou aspersivo, é necessário que se tenha uma boa circulação de ar no ambiente, para evitar-se a condensação, ou seja, para não umedecer o ambiente.
Interessante.