Diferenças Entre o Aço Inox 304 e o Aço Inox 430 na Fabricação de Coifas

Padrão

Na hora do planejamento para a fabricação de coifas, dutos e outros produtos relacionados ao sistema de ventilação de cozinhas profissionais, uma questão está sempre presente: qual é o aço inoxidável que devemos usar: o 304 ou o 430?
Existem vários tipos de aços, cada qual com uma composição química, um processamento termo-mecânico e aplicações diferentes.
Afinal, qual é o mais adequado para as instalações das cozinhas profissionais?
O AISI 304 é um Aço Austenítico não magnético com pelo menos 18% de Cromo (Cr) e 8% de Níquel (Ni), elemento que lhe confere superioridade no que tange à sua propriedade anti-corrosiva em relação ao AISI 430, um aço ferrítico magnético com 16% de Cromo (Cr) e maior percentual de ferro na sua composição. Além da resistência maior à corrosão, o aço AISI 304 tem outras duas diferenças no comportamento: maior conformabilidade, aceitando maiores conformações (dobras) sem causar fadigas, nem alterações plásticas na sua apresentação e tem maior soldabilidade, característica que lhe confere maior resistência à ação do processo de soldagem, sem deixar pontos de vulnerabilidade à corrosão, o que o faz, portanto, ser o mais indicado para cozinhas profissionais.

22 comentários sobre “Diferenças Entre o Aço Inox 304 e o Aço Inox 430 na Fabricação de Coifas

    • macrovenda

      Bom dia, Murilo!
      Nós mesmos não fabricamos, pois trabalhamos com equipamentos para sistema de ventilação e exaustão industrial. Porém existem sim, decantadores de mel fabricados em inox. Para essa finalidade, o Aço Inox 304 é o mais indicado.
      Abraços!

  1. Fábio da Cruz

    Comprei um puxador para portão de aço 304, gostaria de saber se é esse o aço mais indicado e se é resistente a chuva e sol….
    Obrigado

  2. Dene lima

    É só uma observação, no tema está escrito inix 304 ,ao invés de inox ” DIFERENÇAS ENTRE O AÇO INIX 304 E O AÇO INOX 430″

  3. Paulo

    Olá… vcs possuem algum aço inox resistente ao contato com cloro? Preciso de um perfil para ser colocado em uma piscina. Obrigado

    • macrovenda

      Bom dia! Desculpe pela demora na resposta. Nós não trabalhamos diretamente com aço inox, nossa área são os sistemas de ventilação (onde a qualidade do inox também é importante!) então infelizmente não vou ter o produto que procura. Porém, o inox 304 também é utilizado em piscinas. Dependendo do teor de cloro do local onde vai ser aplicado, o inox 316 e o 2205 também são usados.

    • macrovenda

      Bom dia! Eu indicaria conversar diretamente com um fabricante de fogões industriais. Podem haver diversos prós e contras que só um especialista pode explicar melhor.

  4. Fernando Luiz

    Boa noite gostaria de saber qual o aço inox indicado para fazer uma cuba retangular para dar banho químico em metal?????

    E quanto metros de Chapa inox compro para fazer uma cuba retangular de :

    1 Metro de cumprimento.
    20 cm de largura
    20 cm profundidade?

    • macrovenda

      Bom dia, Fernando! Como nossa área de atuação é equipamentos para cozinhas industriais, recomendo verificar essas informações diretamente com um fornecedor de aço inox, pois eles poderão passar informações mais detalhadas. Em todo caso, agradeço pela visita!

  5. Edir douza

    Boa noite , estou fazendo uma coifa com inox 430 número 24 esse inox é aconselhável ou qual seria o apropriado .

    • macrovenda

      Bom dia, Edir. O inox 430 pode ser usado para a fabricação de coifas, porém o inox 403 possui melhor resistência à corrosão e melhor soldabilidade, em comparação.

  6. Evandro Bispo

    São tempos de crise , engenharia é fazer melhor e mais barato . Absolutamente não concordo com sua afirmação , o mais indicado pra coifas é com certeza o 430 . Fabrico há 25 anos , e tenho absoluta certeza por constatação , que o emprego deste material é mais adequado . Que pese ainda , o fato da instabilidade do investidor no ramo de restaurantes ( a maioria inicia sem muitos recursos ).
    Mecanicamente falando tb é o mais indicado ,pois a própria atmosfera que envolve a coifa contém.gordura do preparo , reforçando assim proteção antocorrosiva. Minha opinião

    • macrovenda

      Bom dia, Evandro.
      Nós, vendedores e consultores e em recorrência, formadores de opinião, temos que pensar global e legalmente, respeitando as recomendações das normas.
      A norma que estabelece os parâmetros construtivos dos captores não indica este ou aquele tipo de material. Só determina a espessura da chapa de aço, como medida de segurança contra incêndio e resistência mecânica à corrosão.
      Ao explanarmos as vantagens do Aço 304, temos em mente uma utilização mais global, onde consideramos as recomendações da ANVISA que observa e controla as condições higiênico-sanitárias para a indústria do foodservice e, também às limitações do aço 430, quando submetido à conformações e às alterações da sua resistência quando submetido ao processo de soldagem. Essas limitações são administráveis e contornáveis, especialmente quando se tem muitos anos de experiências que , conforme você escreve, é o seu caso.
      Para finalizar, o processo de oxidação/corrosão de materiais ferrosos é muito natural, especificamente quando se tem óleos refinados, que são ácidos, altas temperaturas, sal, vapores de água, gases, a velocidade de arrasto de todo o efluente do processo de cocção versus, o coeficiente de atrito da chapa. O conjunto desses elementos é que aceleram a corrosão.
      Hoje, no Brasil, para cada 1.000 kg de aço produzido, 500 kg são para reposição de aços corroídos, segundo a ARMCO STACO, o maior fabricante de aço galvanizado, do Brasil.
      Agradecemos a sua leitura do nosso post e esperamos fazer parcerias, pois se precisar equipar os seus sistemas, temos coifas lavadoras, exaustores e caixas de ventilação para insuflação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *