Diferenças Entre o Aço Inox 304 e o Aço Inox 430

Padrão

Na hora do planejamento para a fabricação de coifas, dutos e outros produtos relacionados ao sistema de ventilação de cozinhas profissionais, uma questão está sempre presente: qual é o aço inoxidável que devemos usar: o 304 ou o 430?
Existem vários tipos de aços, cada qual com uma composição química, um processamento termo-mecânico e aplicações diferentes.
Afinal, qual é o mais adequado para as instalações das cozinhas profissionais?
O AISI 304 é um Aço Austenítico não magnético com pelo menos 18% de Cromo (Cr) e 8% de Níquel (Ni), elemento que lhe confere superioridade no que tange à sua propriedade anti-corrosiva em relação ao AISI 430, um aço ferrítico magnético com 16% de Cromo (Cr) e maior percentual de ferro na sua composição. Além da resistência maior à corrosão, o aço AISI 304 tem outras duas diferenças no comportamento: maior conformabilidade, aceitando maiores conformações (dobras) sem causar fadigas, nem alterações plásticas na sua apresentação e tem maior soldabilidade, característica que lhe confere maior resistência à ação do processo de soldagem, sem deixar pontos de vulnerabilidade à corrosão, o que o faz, portanto, ser o mais indicado para cozinhas profissionais.

13 comentários sobre “Diferenças Entre o Aço Inox 304 e o Aço Inox 430

    • macrovenda

      Bom dia, Murilo!
      Nós mesmos não fabricamos, pois trabalhamos com equipamentos para sistema de ventilação e exaustão industrial. Porém existem sim, decantadores de mel fabricados em inox. Para essa finalidade, o Aço Inox 304 é o mais indicado.
      Abraços!

  1. Fábio da Cruz

    Comprei um puxador para portão de aço 304, gostaria de saber se é esse o aço mais indicado e se é resistente a chuva e sol….
    Obrigado

    • macrovenda

      Olá, Fábio!
      O aço 304 não seria o mais indicado para essa finalidade, mas como isso foge da nossa área de experiência, não sei te dizer qual seria o ideal para o seu caso.

  2. Dene lima

    É só uma observação, no tema está escrito inix 304 ,ao invés de inox ” DIFERENÇAS ENTRE O AÇO INIX 304 E O AÇO INOX 430″

  3. Paulo

    Olá… vcs possuem algum aço inox resistente ao contato com cloro? Preciso de um perfil para ser colocado em uma piscina. Obrigado

    • macrovenda

      Bom dia! Desculpe pela demora na resposta. Nós não trabalhamos diretamente com aço inox, nossa área são os sistemas de ventilação (onde a qualidade do inox também é importante!) então infelizmente não vou ter o produto que procura. Porém, o inox 304 também é utilizado em piscinas. Dependendo do teor de cloro do local onde vai ser aplicado, o inox 316 e o 2205 também são usados.

    • macrovenda

      Bom dia! Eu indicaria conversar diretamente com um fabricante de fogões industriais. Podem haver diversos prós e contras que só um especialista pode explicar melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *