Tratamento do Ar
Adsorção de Gases
Indústria Alimentícia
Indústria de Bebidas
Tratamento do Ar
O Carvão Ativado adsorve contaminantes nocivos do ar, removendo produtos indesejáveis através de aparatos operacionais como máscaras de proteção ou filtros industriais. Ar comprimido para finalidades diversas também são purificados desta maneira.
×
Adsorção de Gases
A purificação de gases pode ser feita com Carbono Ativado. Quando se usa a adsorção física, os gases podem ser adsorvidos através da condensação capilar. Pode-se fazer a recuperação de solventes na indústria de tintas, adesivos, têxtil, de impressão ou se fazendo a purificação do gás, como por exemplo, gás Carbônico.
×
Indústria Alimentícia
Na indústria de alimentos é usado, por exemplo, na purificação de óleos e na clarificação de glucose, açúcar e gelatinas, entre outros. É amplamente aplicado na redução de cor via a adsorção de elementos corantes presentes no produto tratado ou de compostos orgânicos dissolvidos e indesejáveis.
×
Indústria de Bebidas
Quando se deseja purificar vodka, usa-se o Carvão Ativado para remover os ingredientes que comprometeriam a pureza da bebida. Do mesmo modo, na clarificação de vinhos e sucos, transformando-os em produtos mais límpidos, padronizando a tonalidade da cor desejada.
×
Indústria Farmacêutica
Indústria Farmacêutica
A indústria farmacêutica não dispensa o seu uso no processo de fabricação de medicamentos, como de antibióticos e anestésicos. Seus insumos são purificados por processos de descoramento, descontaminação, separação, através da capacidade adsortiva do Carvão Ativado.
×
Indústria Química
Indústria Química
Os segmentos mais variados da indústria química se beneficiam das propriedades do Carbono Ativado. Em reações químicas diversas, adsorvem subprodutos que comprometeriam a qualidade do processo, por exemplo, purificam plastificantes, ácidos, álcoois, glicerinas.
×
Tratamento de Efluentes
Tratamento de Efluentes
O Carbono Ativado é aplicado em efluentes líquidos industriais, dos quais se quer extrair contaminantes deletéricos ou inconvenientes. Pode ser usado em fase final de processo biológico em colunas de leito fixo, na fase de polimento, removendo cor ou componentes específicos como, por exemplo, mercúrio. Também em sistemas tipo lôdos ativados, fazendo a remoção de cor e/ou enriquecendo o lôdo no número de bactérias por centímetro cúbico. Como suporte para microrganismos em sistemas de filtros biológicos ou processos anaeróbicos.
×
Tratamento de Água
Tratamento de Água
Uma ampla utilização do Carbono Ativado é a purificação de água, seja para fins potáveis ou para fins industriais. O Carbono Ativado elimina cor, odor, mau gosto, remove substâncias orgânicas dissolvidas através do mecanismo de adsorção.
Águas de fontes naturais podem apresentar casos em que ácidos húmicos estão presentes em concentrações tão altas que afetam o gosto. Águas de rios, mesmo após filtração, podem conter inúmeros compostos orgânicos dos quais, normalmente apenas uma pequena fração pode ser identificada. Outra vez, podem estar contaminadas por resíduos de pesticidas, herbicidas ou inseticidas, usados na agricultura. Estes poluentes, além de afetarem o odor e sabor, podem apresentar efeitos tóxicos sobre os seres humanos.
Em sistemas de tratamento de águas municipais é comum a utilização do Carbono Ativado pulverizado, em dosagens variadas, onde adsorve compostos indesejáveis e é removido, posteriormente, nos decantadores. Desta forma, a população fica livre da ação destes compostos prejudiciais à saúde.
Agentes químicos como cloros, hipoclorito, são empregados para desinfetar ou oxidar materiais orgânicos da água. Com esta finalidade, super-dosagens são de uso comum na indústria, principalmente na indústria de refrigerantes. Nestes casos, o excesso do oxidante permanece na água e deve ser removido. A solução simples e econômica amplamente utilizada para estas situações é a decomposição catalítica do agente oxidante sobre a superfície do Carbono Ativado. O Carbono reduz o cloro livre a cloreto como se segue:
HOCl + C* ------ CO* + H+ + Cl-
Onde C
representa o Carbono Ativado e CO
representa a forma oxidada da superfície. Para a decloração são utilizados os Carbonos Ativados Granulados em leitos fixos, sendo que os Carbonos de menores tamanhos de partículas são os mais eficientes.
×